29 Dezembro 2008

Em Portugal como nos EUA a reforma da educação é mesmo o maior desafio que temos pela frente e é a questão publica mais importante desta geração ("the civil rights issue of this generation" , Arne Duncan, Secretary Of Education of the next Administration, USA).

Na realidade já perdemos muito tempo, e continuamos a perder, nesta disputa sobre quem tem a direcção da escola, a sociedade/Estado ou os professores?

A questão central é a de desemvolver as capacidades e saberes dos alunos,  ("When it comes to school reform,, ... ... And the results aren't just about test scores or statistics, but about whether our children are developing the skills they need to compete with any worker in the world for any job," , Barack Obama).

No caso dos EUA a autoridade para efectuar as reformas foi dada a uma pessoa que já mostrou, no passado, que é capaz de fazer mesmo afrontando interesses instituidos. ("He's championed good charter schools - even when it was controversial. He's shut down failing schools and replaced their entire staffs - even when it was unpopular.").

Assim sejamos capazes de fazer em Portugal porque se trata de uma questão essencial para a sociedade, actual e no futuro, e não de uma questão profissional.

Creio que já estivémos mais longe de o conseguir, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

 

PS : As frases em inglês foram retiradas deste artigo do Irish Times.

 

publicado por RPF às 10:05

mais sobre mim
pesquisar
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9