04 Fevereiro 2009

Só agora, e após a tomada de decisão do Conselho de Justiça da Federação é que falo sobre o tema.

Ainda bem que o Conselho não se pronunciou sobre o tema e descobriu um artificio que lhe permitiu fugir à resposta à duvida.

desta forma dá espaço a todos nós para poder falar sobre o assunto.

Vamos lá ver os factos: ( ... )

- Regulamento das provas (ANEXO III - Taça da Liga)

No artigo 6º fala em 'goal average' para decidir quem nas meias finais joga em casa ou joga fora.

Nos critérios de desempate, em caso das equipas terem o mesmo numero de pontos na 2ª ou 3ª. fase, e de acordo com o previsto no artigo 7º, as regras são 1) melhor 'goal average',  2) maior numero de golos marcados, 3) média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.

O problema está na palavra 'goal average' e por mais que se queira 'pintar' average quer dizer média. Ora o cálculo de uma média é efectuada pela soma do resultado dos eventos a dividir pelo numero de eventos.

A 3ª. fase foi concluída com 3 equipas com o mesmo numero de pontos : Guimarães, Belenenses e Nacional, e nessa fase existiram 3 jogos, para cada equipa.

Ora o regulamento, ao falar só em 'Goal average', não nos diz se são os golos marcados ou sofridos que contam. Desta forma a média para cada uma das equipas é:

                                    G M     G S         G A                  G A

                                                          Marcados        Sofridos

Guimarães                    3         2                              0,66

Belenenses                    2          1           0,66                0,33

Nacional                       3          3             1                      1

 

(Nota : GM - Golos Marcados ; GS - Golos Sofridos ; GA Marcados - Goal Average dos marcados ; GA Sofridos - Goal Average dos Sofridos)

Após este resultado, assalta-me a duvida seguinte : o que quer dizer melhor (palavra utilizada no regulamento da Liga) será o maior ou o menor?. É quase óbvio que melhor quer dizer maior, para o caso de ser golos marcados, e menor para o caso de ser golos sofridos.

Parece, não parece?.

Mas o que parece, e face aos argumentos da Liga de que 'goal average' quer dizer diferença, muitas vezes não corresponde à lógica mas sim 'à interpretação generalizada', o que foi reforçado nas palavras que ouvi na televisão de um membro do Conselho de Justiça.

Se é assim porque é que no regulamento de competições, da qual o da Taça da Liga é um anexo, e nos critérios de desempate estã escrito (artigo 8º, paragrafo 6, alínea b) :   Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si; (utilizando um português sem falsas interpretações em vez do inglês da Taça da Liga).

Acima estão os factos e uma análise simples da situação face ao que significa média.

Que cada um tire as suas conclusoes.

Para tirarem qualquer duvida podem ler aqui o Regulamento de Competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

 

publicado por RPF às 10:04
tags:

mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9