11 Fevereiro 2009

É aquela que é sempre vista como a medida eficaz para resolver os problemas num determinado momento.

Mais ainda, como parece simples e óbvia, para o cidadão comum, é utilizada pelo populismo para cativar as simpatias imediatas das pessoas, pelo menos dos descontentes por qualquer razão conjuntural.

Temos vindo a assistir nos últimos dias a manifestações desse tipo, na Grã Bretanha (postos de trabalho ingleses para os ingleses) e agora esta noticia (via Liberdad Digital) sobre o plano de recuperação dos USA (buy american). Mesmo em Portugal já ouvi algumas pessoas referirem-se a que se deveriam comprar produtos portugueses.

Esta é uma boa solução?.

Posso estar muito enganado, mas não me parece. E porquê :

- a crise económica é um problema global, e não de um único País.

- as relações económicas entre os países, e as empresas, estão tão interligados que não é possível quebrar essas ligações sem custos elevados, em todos os locais

- estamos a assistir a um ajuste da procura, pelo que a oferta (em particular em alguns sectores) vai ter de se adaptar (competitividade)

- haverá necessidade de satisfazer novas necessidades (inovação)

Por estes motivos acredito que a solução não é a de levantar barreiras ao comércio mundial nem o de tentar suster sectores e unidades que necessitam de se readaptar, antes apoiar a criação de novos sectores e unidades e retirar barreiras ao comércio mundial.

Sugiro a leitura destes três artigos:

- Juan Ramón Rallo, El despeñadero proteccionista (in Liberdad Digital)

- Seth Godin, Solving a different problem (in Seth's Blog)

- Jeff Jarvis, Davos Diary: Replace, Don't Repair, Broken Institutions (in Harvard Business)

publicado por RPF às 15:21

Acho que sua análise está correta e sensata. Mas existem outros problemas gerados por esta crise e que, talvez, surpreendam muitas pessoas.

Meu blog (brasileiro) tem post recente a respeito e ficaria honrado com sua visita.

http://nadaempartes.zip.net
nada será como antes a 11 de Fevereiro de 2009 às 15:55

mais sobre mim
pesquisar
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9