24 Junho 2009

É inevitável, hoje, e face às noticias que todos os dias lemos e vimos, falar sobre a situação Irão, até pela importância regional que tem numa zona tão conturbada em termos políticos e económicos.
Começa a ficar mais claro, para a grande maioria das pessoas, que o problema não é a legitimidade da votação nem o seu resultado mas a contestação actual, tomando por base esse facto, coloca 'na rua' as bases fundamentais do regime 'clerical'.
O confronto não é entre os adeptos de Ahmadinejad  e Mousavi  mas sim entre os dirigentes de topo da estrutura do regime actual.
O Presidente do Irão não tem o poder que lhe atribuimos porque o modelo de organização politica coloca o verdadeiro poder do regime no Leader Supremo e no Conselho dos Guardiões.
O confronto é entre Kamenei , dum lado, e Rafsanjani  e Montazeri , do outro.
É um confronto entre as principais figuras do regime iraniano (alguns já foram Presidentes e 1.ºs Ministros, sem nunca terem efectuado qualquer reforma politica significativa que pussesse em causa o regime instituido).
O que leva as pessoas para em rua em protesto são o 'questionar das bases do regime' em particular as poderosas intituições não legitimadas nem escrutinadas pelo voto popular.
É um problema de regime e não de eleições, e é muito complexa a análise da situação tendo em conta o nosso desconhecimento e os intervenientes no processo, em particular o seu passado politico no regime iraniano.
Deixo-vos aqui alguma informação:
- Parsing Iran's 'Momentous' Internal Drama, do Council of Foreign Relations, por Karim Sadjadpour
- The Iranian regime’s true character, do Ayn Rand Center, por Elan Journo
- An Assessment of Iran’s Presidential Elections 2009, do Institute for Defense Studies & Analyses, por M. Mahtab Alam Rizvi
- Presidential Power in Iran , do Council on Foreign Relations, por Greg Bruno

- Symbols are not enough to win this battle, do The Independent, por Robert Fisk

publicado por RPF às 10:55

mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9