14 Janeiro 2010

Tenho ouvido sistematicamente criticas às Novas Oportunidades.

E em que aspecto essas criticas se centram : em que a aprendizagem só acontece nos bancos da escola, a ouvir os professores e a 'queimar as pestanas'.

Será isso assim? A aprendizagem ao longo da vida não nos diz nada?

Parece que para nós portugueses só o método escolástico tradicional é que é relevante, o resto não existe ou é 'batota'.

Mas qual de nós quando olha para os nossos pais é capaz de dizer que são os mesmos que eram quando saíram da escola? Nada aprenderam ao longo do seu percurso profissional?.

Olhem para quem trabalhou 10 ou 15 anos no sector hoteleiro : já sabe faltar inglês, e mesmo 'arranhar' algumas outra língua, sabe utilizar a matemática, mesmo rudimentar, no dia a dia e usa-a para entender os factos e situações, fala e domina o português melhor do que quando era adolescente porque o contacto com outros o levou a tal, entende o que o rodeia e as transformações acontecidas, etc...

Em que aspecto é inferior, ao nível do saber e do saber fazer, do que alguém que está no 9º ano?

Eu não consigo vislumbrar em qual e ainda não entendi quem em tal acredita.

 

publicado por RPF às 10:37

O Portefólio Reflexivo de Aprendizagens torna-se num repositório de material científico e até reflexivo recolhido da internet e depois colado na suposta Autobiografia.
A História de Vida vai crescendo de tal modo com esse material que acaba por desvirtuar o conceito de Autobiografia.
Não se testa conhecimentos adquiridos ao longo da vida, pois parte-se do princípio de que se tal informação consta no portefólio então é porque o adulto tem a competência adquirida.
Veja-se um exemplo em http://www.scribd.com/doc/12348763/CLC-UC6-DR-1-CASA
Aqui apresenta-se um glossário bilingue de termos relacionados com urbanismo obviamente retirado de um dicionário, com a presunção de que o adulto adquiriu competências ao nível da língua estrangeira. Nada mais falacioso!
Carlos a 22 de Janeiro de 2010 às 21:30

mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
16

17

24
30

31