10 Junho 2008

Ouvi hoje, ou na rádio ou na mesa ao lado no café, comentar por um trabalhador de uma empresa do sector que todos os preços têm aumentado mas não o preço dos fretes nos transportes de mercadorias.

Por regulação própria os preços não aumentam, e antes pelo contrário podem diminuir, por dois motivos:

- um desajuste entre a oferta e a procura

- o preço que o cliente está disposto a pagar pelo 'valor' entendido do serviço que lhe é prestado

O primeiro caso indicia que a oferta é maior que a procura.

O segundo que as empresas não diferenciam o serviço de acordo com as necessidades especificas dos clientes.

De qualquer modo a solução é a mesma:

- analisar os vários clientes e ter uma proposta de preço/valor adequada a cada segmento (recomendo vivamente a leitura do postal do Carlos Pereira da Cruz no Blog Balanced Scoreboard).

- ganhar escala e dimensão através da concentração, de empresas ou criação de associações para melhor negociar e possibilitar passar os custos para o preço

- melhorar os processos fazendo mais e melhor com menos meios

- não perder de vista os resultados

A Sociedade (não gosto de utilizar a palavra Governo porque dá uma noção de que não temos nada a ver com isso) deve apoiar a ineficiência e o imobilismo ou o sucesso e os resultados?

Sou apologista da segundo opção pelo que  entendo apoios que se dirijam á modernização, melhoria das condições de trabalho, inovação e aumento da competitividade.

 

 

 


mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14