12 Setembro 2008

Mais uma vez a Shanghai Jiao Tong University publicou o seu ranking das Universidades em 2008.

Trata-se de uma avaliação efectuada às Universidades do mundo tendo como base os critérios  que podem ser lidos aqui. Existirão vários outros critérios para aferir as universidades mas aquele que foi adoptado é muito centrado nos desempenhos científicos dos ex-alunos e dos professores, dentro das suas especialidades, é tão bom quanto qualquer outro.

Os critérios analisados, e a estabilidade de posicionamento no ranking das melhores universidades, mostra que a capacidade de atrair os melhores professores faz gerar os melhores alunos.

A conclusão que tiro é de que os professores são o principal 'motor' na criação de uma universidade que consegue atrair os melhores alunos.

O modelo de funcionamento e atractividade dos melhores das universidades TOP também privilegia esse facto, em oposição ao modelo português de 'colocação' pelo estado.

Como podemos constatar existem duas universidades portuguesas na lista das 500 melhores (A Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto) e Portugal parece estar alinhado na percentagem de universidades no TOP 500 com o percentual de contribuição do País para o GDP (Gross Domestic Product), leia-se Producto Interno Bruto, mundial.

publicado por RPF às 10:56

mais sobre mim
pesquisar
 
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9