17 Setembro 2008

Agora que acabou o Verão, pelo menos aquele em que maioria das pessoas da cidade estão de férias, é ao momento de aconselhar a leitura de outros temas que obriguem a um maior exercício do cérebro.

Deste modo aconselho que leiam este livro de Nuno Crato, 'A matemática das Coisas', pela 'leveza' com que nos é mostrada a relevância que a matemática tem em vários aspectos da nossa vida.

A teorização não é um conceito abstracto mas tem influência na nossa vida diária e a matemática impulsiona a nossa compreensão do Mundo.

É uma leitura fácil mas continuo a achar mais atraente um livro, que me foi oferecido há cerca de 35 anos por um amigo (José Manuel dos Santos) do Prof. Bento de Jesus Caraça, 'Conceitos Fundamentais de Matemática, e que tão importante foi, a sua compreensão, pelo meu gosto sobre a matemática (e que vou reler a partir de amanhã).

Não percam a oportunidade, se ela vos surgir, de ler este livro e ver que a teorização da matemática ajuda-nos a resolver problemas concretos do dia-a-dia.

 


 

 

publicado por RPF às 09:04
tags:

Isso é para "malta" de que idade?
k2ou3 a 17 de Setembro de 2008 às 16:34

Ando no 11º ano, ou seja, tenho 16 anos e a minha professora de matemática pediu-nos um trabalho sobre o livro. Não me parece ter um português "pesado", tem apenas alguns termos técnicos, nada que não possa ser "descodificado"!
Joana a 17 de Setembro de 2008 às 18:33

Aconselho-te a ler o livro antes de fazer o trabalho que te foi pedido.
Posso sempre emprestar-to.
RPF a 17 de Setembro de 2008 às 19:48

Este livro é para uma pessoa que já tenha estudado matemática.
Quanto melhores forem os seus conhecimentos, i.e. mais avançados, mais fácil é de entender.
Estou neste momento a ler um livro escrito pelo Terence Tao que o fez ao 15 anos, mas também não é para crianças apesar de ter sido escrito quando ele era uma criança.
Recomendo a visita à sua página pessoal :
http://www.math.ucla.edu/~tao/
RPF a 17 de Setembro de 2008 às 19:46

mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9