14 Outubro 2008

Estive a ver o programa Prós e Contras de ontem onde estiveram os dirigentes dos 4 maiores bancos comerciais portugueses. Desta forma o programa foi só Prós.

Creio que conseguiram o seu objectivo que era transmitir uma imagem de segurança e tranquilidade para o momento e para o futuro.

Houve, nas várias intervenções, uma frase, creio dita por Fernando Ulrich, que me chamou a atenção 'alguém já lhe chamou a crise perfeita'.

Fiquei curioso e fui à procura. Creio ter descoberto que 'A crise perfeita' foi o nome que o Prof. Dani Rodrik deu a esta crise no seu artigo intitulado 'Who Killed Wall Street?'.

O artigo é interessante a escalpelizar o que levou à crise e ao seu aprofundamento, muitas das questões foram elas próprias levantadas pelos banqueiros ontem no debate (falência das empresas de rating, abertura a outros que não a banca comercial ou de investimento da possibilidade de conceder empréstimos para  a habitação, incorrecta intervenção das autoridades americanas ao deixar 'cair' o Lehmans, regulação desregulada, etc.), mas a conclusão é a parte mais interessante e poderá vir a tornar-se verdadeira 'That is why you can be sure that we will have another major financial crisis sometime in the future, once this one has disappeared into the recesses of our memory. You can bet your life savings on it. In fact, you probably will."

Pois, provavelmente tal irá acontecer.

 

 

publicado por RPF às 14:42

mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9