25 Outubro 2008

O projecto do Magalhães é aquele que mais tem sido 'zurzido' em Portugal nos ultimos tempos.

Ele é : 'que não passa de propaganda do Governo' , 'que não é uma invenção portuguesa mas sim uma cópia' , 'que vai possibilitar que as crianças visitem sites pouco recomendáveis' , etc.

Por ultimo os videos que têm aparecido na NET.

Alguns são verdadeiros, outros nem por isso.

No entanto, e muitas vezes necessitamos que nos abram os olhos, o seu impacto pode ser imenso.

A INTEL é a que nos dá uma imagem mais forte, vejamos:

- "O ClassMate PC nasceu como uma plataforma vocacionado para os mercados emergentes, mas a versão portuguesa (Magalhães) transformou num projecto interessante para os países desenvolvidos"

- "Estamos a procurar incluir "e-learning" (ensino à distância pela Internet) e produtos e tecnologia para a sala de aula"

- "Agora está a estudar a possibilidade de incluir ecrãs tácteis para que seja possível escrever com a mão. O grande desafio é tornar essa funcionalidade eficaz, economicamente acessível para estudantes e famílias e durável"

- "O Magalhães pode transformar-se no pólo de atracção para o desenvolvimento de "software" e conteúdos e até da produção de periféricos (por exemplo, o microscópio). Isto é uma oportunidade única, porque Portugal está a transformar-se num caso de estudo mundial".

- "Visito 20 países por ano, vejo muito tecnologia a ser usada no desenvolvimento económico e social, mas não encontrei nenhum projecto tão ambicioso e bem estruturado"

Estas frases foram proferidas por Lila Ibrahim, directora-geral de Plataformas da Intel, na sua recente visita a Portugal e transcritas num artigo do Expresso.

Mas o que é que afinal nos disse?.

Penso que isto : não é importante quem inventou o quê, mas o que cada um faz com isso.

Lembrei-me do McGyver que utilizava as ferramentas simples que tinha ao dispôr para fazer o que lhe era util.

O Magalhães será o McGyver português?

 

 

publicado por RPF às 00:55

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9