13 Abril 2010

 

Recebi este convite para participar na entrega do The Milton Friedman Prize for Advacing Liberty que hoje é entregue a Akbar Ganji.

 

Não poderei estar presente, mas se alguém o pode fazer por estar perto de Washington D.C.  ·  Hilton Washington, aqui tem o link para se inscrever.

publicado por RPF às 16:29
tags:

13 Abril 2010

Na Páscoa recebi de oferta ; "Maquiavel em Democracia" de Edouard Balladur.

Ainda não tinha tido oportunidade de começar a sua leitura por te dado iniciado já a de um outro.

Comecei ontem e apesar de só ter lido algumas das páginas iniciais, e o preâmbulo, fiquei com a ideia que fale a pena lê-lo.

Balladur foi 1º ministro de França entre 1993-95 e candidato derrotado à Presidência da Republica.

Neste livro pretende identificar as características especificas dos candidatos ao poder, quais os factores de sucesso e os de insucesso, bem como nos permite estabelecer comparações entre o perfil e atitudes desejáveis e a situação actual, em cada uma das nossas democracias.

A ler calmamente e  com muita atenção.

publicado por RPF às 10:15
tags:

09 Abril 2010

Ontem, no final do jogo de Liverpool, ouvi o treinador do SLB dizer : "não fomos capazes de acompanhar o ritmo de jogo do adversário" (ou qualquer coisa de similar).

Estava obviamente a referir-se ao ritmo competitivo da equipa inglesa face ao ritmo competitivo do SLB.

Ora o Liverpool tem mais jogos disputados, esta época, do que o Benfica pelo que tal situação se fica a dever à competitividade dos jogos que disputa, ao maior equilíbrio entre as equipas com quem se confronta e à intensidade que é necessário colocar nesses jogos.

Como todos sabemos cerca de 90% dos jogos de qualquer equipa são os confrontos no seu próprio País (Campeonato, Taça e Taça da Liga). É pois aqui que temos de melhorar o indice competitivo.

O (re)equilíbrio  competitivo passa muito pelo equilíbrio financeiro,. pelo que a forma de distribuição das receitas televisivas (a maior receita actualmente) deve ser repensada como já o foi em muitos Países europeus e cujas equipas têm mais sucesso em termos das competições europeias.

Isso em Portugal não vai, mais uma vez acontecer, porque parece que temos 'horror' ao equilíbrio competitivo e preferimos os 'monopólios' com a hegemonia de 1 ou 2 clubes.

Não me espanta, esta é a forma como também olhamos para a economia ; não queremos competição mas sim que um monopólio, com ajuda do Estado, vingue.

Será este um dos problemas actuais?.

 

publicado por RPF às 15:59

07 Abril 2010

 

Nestes dias da Páscoa, que passei fora do Algarve, aproveitei para reler os Diários de Miguel Torga.

 

Fixei uma frase que, apesar de ter sido escrita tendo como tema as eleições de 1975, ilustra bem o modo como, nós portugueses, lidamos com o sucesso e com o insucesso:

 

"... Não sabemos perder nem ganhar. Se perdemos, odiamos o vencedor, e fazemos tudo para lhe tirar da cabeça a coroa de louros; se ganhamos, ninguém nos atura, porque falseamos a dimensão da vitória, na expressão empolada do triunfalismo"

 

Vale a pena pensar sobre o que Miguel Torga diz.

 

 



publicado por RPF às 09:58

subscrever feeds
mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
16
17

18
19
20
21
22
23
24

26
27
28
29
30