05 Março 2009

Hoje vi em Tavira o novo cartaz do BE : "Quem tem lucros, não pode despedir".

Vim no caminho para casa a pensar:

- e quem não tem, poderá (é que há cerca de 200.000 empresas que não apresentam lucros)?

- por se ter lucro num ano vai-se ter sempre?

- os outros indicadores de análise de saúde de uma empresa (EBITDA, solvabilidade, capitais próprios .vs. capital social, etc...) servem para quê?

- mas a economia, como base de relações sociais, é uma fotografia dum momento ou é um filme de vai decorrendo ao longo do tempo?

- o passado mostra-nos o sucesso futuro ou o que temos de mudar para ter sucesso no futuro?

E muitas mais que, ou já me esqueci, ou não quero partilhar.

Esta visão parece-me retrograda porque não coloca o problema na sua verdadeira dimensão : será que o produto/serviços prestado por essa empresa satisfaz uma necessidade social, hoje e amanhã? E para isso o que tem de ser alterado, modificado e/ou adaptado?

Finalmente esta é uma visão estática porque não entende que a sociedade e as suas necessidades mudam, mas cada um tem a perspectiva que quer, certa ou errada.

 


Pensar na mensagem de um cartaz do BE não é de facto uma tarefa fácil, será sim eventualmente tempo perdido.
Um partido que defende a não avaliação dos professores que são responsáveis por grande parte da educação da sociedade como é que pode ter autoridade moral para avaliar os empresários arriscam o "pelo" para criar empresas que geram os impostos para que eles tenham actividade profissional.
É que não tenho conhecimento que os dirigentes do BE tenham ou tenham tido actividade empresarial de relevante sucesso. Penso que foram ou são todos funcionários públicos preocupados com ideais modernos como sejam os "casamentos" homosexuais, não avaliação de classes profissionais sobre as quais não poderá haver suspeita, opções de duvidosas relativamente ao ambiente, etc, etc..
k2ou3 a 5 de Março de 2009 às 23:26

É isso tudo, mas infelizmente estava visível e não havia forma de não ver. E quando vemos, pensamos e agimos.
RPF a 7 de Março de 2009 às 11:00

mais sobre mim

ver perfil

3 seguidores

pesquisar
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9